A Fábrica de Pilotos 2, que decorreu domingo no Espaço Robinson, em Portalegre, foi um sucesso, tal como já tinha acontecido com a sua primeira edição. Organizado por Nuno Matos, actual campeão nacional de todo-o-terreno, em parceria com a Fundação Robinson, Câmara Municipal de Portalegre e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, este evento envolveu cerca de 1500 pessoas, perto de 1000 alunos de todas as escolas do Concelho de Portalegre.
Nuno Matos não teve mãos a medir já que esta 2ª edição superou as melhores expectativas. “Ao invés dos iniciais 25 trabalhos vencedores, decidi que tinha que alargar o número de vencedores”, referiu o piloto. No total foram 75 as crianças que tiveram a oportunidade única de experimentar as emoções de andar ao lado de Nuno Matos no Opel Mokka Proto com o qual o piloto conquistou o título de campeão na disciplina de todo-o-terreno. Para o piloto, que dentro de dias vai participar na Baja Portalegre 500, tendo a seu lado o também portalegrense Pedro Marcão, “a qualidade dos trabalhos superou todas as expectativas e a selecção dos vencedores foi uma tarefa árdua para o júri que não quis deixar de fora projectos tão criativos e foram tantos os que se apresentaram”.
A Fábrica de Pilotos surgiu como forma de homenagear dois dos principais símbolos da cidade, a mítica Baja Portalegre 500, a mais antiga prova de Todo-o-Terreno em Portugal e para muitos a melhor Baja do Mundo e a Fábrica Robinson, icónica fábrica de cortiça da cidade que laborou quase dois séculos.
O evento acabou por ser bem mais do que um dia dirigido às crianças, foi também um dia de e para toda a família com actividades lúdicas, mas também pedagógicas a decorrer em simultâneo com os co-drives que animaram miúdos e graúdos. Jogos tradicionais e insufláveis fizeram as delícias dos mais novos.
Foi ainda possível visitar o Núcleo da Fábrica Robinson, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e participar em Workshops de cocktail’s não alcoólicos. As crianças foram ainda desafiadas a participar na iniciativa “Vem trocar um pneu” e na escolinha de prevenção rodoviária, promovida pelo programa Escola Segura da GNR.
Quatro ex-funcionários da Fábrica Robinson disponibilizaram-se para as vistas ao Espaço, num evento que contou ainda com o apoio do Agrupamento 142 dos Escuteiros de Portalegre.
O público pôde ainda assistir a demonstrações de operações de desencarceramento por parte dos Bombeiros, demonstrações de expressão corporal pelos utentes da APPACDM e espectáculos de dança com os utentes da CERCI.
Naturalmente satisfeito com o sucesso da Fábrica de Pilotos 2, Nuno Matos acrescentou que “não posso deixar de agradecer a todos os que tornaram este dia memorável: Em primeiro lugar ao público pela sua presença e depois a todas as entidades envolvidas: Fundação Robinson, a Câmara Municipal de Portalegre, a Escola de Hotelaria e Turismo, bem como a GNR, os Bombeiros Voluntários de Portalegre, a CERCI, a APPACDM, ACP e Kids Zone, não esquecendo o apoio prestados pelos Escuteiros e pelos ex-funcionários da fábrica. Sem todos vocês não seria possível”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

60 anos depois, obras do Pisão já arrancaram. Barragem ficará pronta em 900 dias com orçamento de €22 M

Tiveram início na manhã desta terça-feira, 16 de Setembro, as primeiras manobras da mais q…