A secretária de Estado da Defesa Nacional, Berta Cabral, visitou esta quarta-feira de manhã, dia 29 de Julho, as obras de recuperação do Forte da Graça, em Elvas.
A comitiva teve ocasião de apreciar a recuperação que está a decorrer no monumento, visitando vários pontos do imóvel construído no século XVIII e que constitui um dos principais elementos dos bens classificados Património Mundial há três anos.
“Assim que tomei posse este foi o maior desafio que me foi colocado – o de conseguir que se fizesse a cedência do Forte da Graça à Câmara Municipal de Elvas -, e devo dizer que, para quem conhece as tramitações associadas à transferência de património, foi preciso muito empenhamento da parte da Secretaria de Estado e do Ministério da Defesa, no seu conjunto, para podermos cumprir esse objetivo e cumprimos”, explicou Berta Cabral.
A governante acrescentou que “ver agora a obra numa fase quase final é extremamente gratificante, sinto-me orgulhosa e satisfeita com o que aqui vi, é uma obra extraordinária para Elvas e para o país, é um Monumento Nacional. Sinto-me feliz por ter feito parte desta página da história”.
Pelo decurso dos trabalhos, a calendarização para a conclusão da empreitada continua a apontar para meados de Setembro e a inauguração para fins de outubro, deste ano.