A Fonte da Misericórdia, na Praça 25 de Abril, em Elvas, está a ter obras de limpeza e recuperação. Até agora, toda a fonte, em mármore, já teve uma limpeza geral.

O objectivo principal desta obra é fazer com que a água volte a correr nesta fonte, que tem uma grande importância histórica na cidade: na Fonte da Misericórdia, em 1622, pela primeira vez na cidade, correu a água vinda do Aqueduto da Amoreira, então recém-concluído.
Na altura, a fonte encontrava-se no Largo da Misericórdia, mas em 1951 foi transladada para a então Praça Salazar, na sequência da construção do Viaduto e do principal acesso ao centro histórico da cidade.
A fonte tem, como ornamento, um conjunto cavaleiro e cavalo, que representa o brasão de Elvas. Esta escultura, em breve, vai retirada temporariamente do seu local, para permitir a substituição da canalização que transporta a água às bicas e a recuperação do próprio conjunto cavaleiro e cavalo.
A Câmara Municipal de Elvas, com este melhoramento, pretende “dar toda a dignidade a uma fonte historicamente ligada a uma das maiores demonstrações do querer e concretizações colectivas dos elvenses” – a construção do Aqueduto da Amoreira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Suspeito de branqueamento e burla informática entregue às autoridades portuguesas na fronteira do Caia

Um cidadão luso-angolano fortemente indiciado por crimes de branqueamento através de acess…