A iniciativa Futebol Bonito 2020 vai premiar 20 clubes amadores de futebol com equipamentos desportivos e bolsas, tendo a Associação de Futebol do Porto o maior número de contemplados, informou hoje a assessoria do projeto, em comunicado.
O sorteio, realizado na presença de um elemento do Ministério da Administração Interna, para garantir a “transparência” do processo, refere o comunicado, premiou 20 clubes entre os 143 que se candidataram entre julho e agosto, com a Associação de Futebol do Porto a ter quatro representantes: o Lustosa, a Escola de Futebol 115, o Sobrosa e o Juventude de Pedrouços.
A associação de Braga tem três clubes contemplados pelo projeto impulsionado pela casa de apostas Betclic – Roriz, Brito e Ruivanense -, seguindo-se as associações de Aveiro, de Santarém, de Lisboa e de Beja, com duas cada: Lobão e Válega (Aveiro), Casa do Povo de Pego e Cartaxo (Santarém), Águias de Camarate e Santa Maria (Lisboa) e Negrilhos e Naverredondense (Beja).
Os outros clubes contemplados com o “conjunto de equipamentos, principal e alternativo”, bem como a “bolsa de desenvolvimento desportivo, para ajudar a cobrir as mais variadas despesas” são Os Torrienses, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, o Santacombadense (Viseu), o Futebol Clube de Setúbal (Setúbal), o Fazendas do Cortiço (Évora) e o Culatrense (Algarve).
A entrega dos prémios vai ser feita entre 01 e 14 setembro, com cada clube sorteado a ter ainda direito a um saco de lavar a roupa que tem em conta a “sustentabilidade ambiental”, já que “reduz o derramamento de fibras”, “protege as roupas” e “filtra as poucas fibras que podem soltar-se durante a lavagem”.
O embaixador do Futebol Bonito 2020, o antigo futebolista Simão Sabrosa, realçou que o projeto é “muito importante para os clubes amadores”, que passam por “muitas dificuldades para conseguirem manter a sua atividade ao longo dos anos”.
“É importante não esquecermos que a grande maioria dos atletas nacionais são amadores, e que muitos dos jogadores profissionais, alguns deles a representar a seleção nacional, começaram também nestes clubes”, lembrou o ex-jogador de Sporting, Barcelona, Benfica e Atlético de Madrid, entre outros, citado pelo comunicado.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…