A acção de luta nacional da CGTP foi anunciada no final de Agosto pela intersindical e ontem concretizou-se com concentrações e manifestações em todos os distritos do país.
Sob o lema “Aumentar os salários! Desenvolver o País” esta iniciativa foi um momento de convergência de todas as propostas e reivindicações de trabalhadores de diferentes sectores, nomeadamente no que se refere ao aumento geral dos salários e pensões e do salário mínimo nacional; ao pagamento da totalidade da retribuição a todos os trabalhadores com cortes salariais; à garantia do emprego e do combate à precariedade; à promoção da contratação colectiva; à revogação da normas gravosas da legislação laboral; à redução gradual do horário de trabalho para as 35 horas; ao investimento nos serviços públicos e à resposta aos problemas imediatos que se colocam na área da saúde e na educação.
No distrito de Portalegre, esta acção nacional de luta consistiu numa concentração na cidade de Portalegre, na Avenida Movimento das Forças Armadas.