Um surto de covid-19 num lar de idosos em Vale do Peso, freguesia rural do Crato, provocou pelo menos 40 infetados, entre utentes e funcionários, divulgou a instituição.
Em comunicado publicado na rede social Facebook, a mesa administrativa do Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Luz, em Vale do Peso, explica que no dia 24 de dezembro uma colaboradora “testou positivo”, tendo sido de “imediato” ativado o plano de contingência.
Após ter sido dado conhecimento desta situação à Autoridade de Saúde Pública, procedeu-se à testagem de todos os trabalhadores e utentes e foram identificados “37 casos positivos” em utentes e “três casos positivos” em trabalhadores, é acrescentado.
O Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Luz de Vale do Peso conta com 39 residentes, 14 utentes em apoio domiciliário e 30 funcionários.
Fonte do município do Crato disse à Lusa que a “grande maioria” dos infetados estão “assintomáticos”.
De acordo com o relatório publicado hoje pela ULSNA, o distrito de Portalegre conta com um total de 65 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.
No documento, é referido que o distrito regista 708 casos ativos, 1.641 casos recuperados e 34 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.
A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Elvas, com 160 casos. Seguem-se Nisa com 124 casos ativos, Portalegre (107), Marvão (63), Crato (58), Gavião e Castelo de Vide (32 casos cada), Ponte de Sor (27), Avis e Campo Maior (23 casos cada), Alter do Chão e Sousel (16 casos cada), Monforte (15) e Fronteira (11).
Segundo o relatório, no concelho de Arronches não existem casos ativos.
A ULSNA, que sublinha que os dados correspondem ao apuramento das últimas 24 horas e que os mesmos são correspondentes aos apurados por laboratórios públicos, indica ainda que foram feitos até hoje 39.542 testes de diagnóstico no distrito.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.843.631 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 7.186 pessoas dos 431.623 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Delta lança mais uma edição do Café da Sorte

A campanha Café da Sorte, iniciativa do Grupo Nabeiro, regressa em 2025, depois do sucesso…