“Malcata – Conto de Uma Serra Solidária” é o nome do primeiro documentário do jovem realizador elvense Miguel Cortes Costa, de 27 anos, e que estreia amanhã, domingo, na televisão portuguesa.

O documentário, co-realizado com Ricardo Guerreiro e produzido por Carolina Castro Almeida, é exibido pelas 11:30 horas na SIC, dando relevo “a uma das zonas mais esquecidas de Portugal, a Serra da Malcata”, pode ler-se na sinopse da película.

Trata-se de uma viagem que procura desvendar a história da região desde os últimos 600 milhões de anos até aos dias de hoje. Fazem parte deste relato o regresso do abutre-negro; moinhos que desenvolveram comunidades rurais; evidência de animais pré-históricos; a luta diária contra a falta de recursos; e o passado do lince-ibérico – o felino mais ameaçado do mundo, que ainda vive na memória dos habitantes.

Miguel Cortes Costa nasceu em Elvas e tirou o curso de biologia em Lisboa. Pouco depois começou a trabalhar como operador de câmara para filmes documentais na área da cultura, antropologia, história natural e ciência – filmados na Europa, África e América do Sul com exibições em televisões e festivais nacionais e internacionais.

O documentário ficará disponível na OPTO, o novo serviço de streaming da SIC, possibilitando desta forma a visualização do filme em qualquer altura e nos diferentes dispositivos móveis.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…