“Malcata – Conto de Uma Serra Solidária” é o nome do primeiro documentário do jovem realizador elvense Miguel Cortes Costa, de 27 anos, e que estreia amanhã, domingo, na televisão portuguesa.
O documentário, co-realizado com Ricardo Guerreiro e produzido por Carolina Castro Almeida, é exibido pelas 11:30 horas na SIC, dando relevo “a uma das zonas mais esquecidas de Portugal, a Serra da Malcata”, pode ler-se na sinopse da película.
Trata-se de uma viagem que procura desvendar a história da região desde os últimos 600 milhões de anos até aos dias de hoje. Fazem parte deste relato o regresso do abutre-negro; moinhos que desenvolveram comunidades rurais; evidência de animais pré-históricos; a luta diária contra a falta de recursos; e o passado do lince-ibérico – o felino mais ameaçado do mundo, que ainda vive na memória dos habitantes.
Miguel Cortes Costa
Miguel Cortes Costa nasceu em Elvas e tirou o curso de biologia em Lisboa. Pouco depois começou a trabalhar como operador de câmara para filmes documentais na área da cultura, antropologia, história natural e ciência – filmados na Europa, África e América do Sul com exibições em televisões e festivais nacionais e internacionais.
O documentário ficará disponível na OPTO, o novo serviço de streaming da SIC, possibilitando desta forma a visualização do filme em qualquer altura e nos diferentes dispositivos móveis.