Os calceteiros da vila de Gáfete, no distrito de Portalegre, vão receber uma placa em homenagem à sua profissão como forma de reconhecimento de uma actividade que predomina nesta localidade, informou a Junta de Freguesia de Gáfete.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Gáfete, José Manuel Abreu Garcia, o órgão autárquico deliberou “oferecer uma placa, aos empresários e empreiteiros que têm a seu cargo, outros operários que desenvolvem esta “nobre” profissão, identificativa da sua terra Natal, humildemente, mas com orgulho “Calceteiros da Vila de Gáfete”.
Conscientes que, sendo esta uma profissão de cariz artístico e nómada, os calceteiros de Gáfete são reconhecidos na região, e para além dela, como sendo profissionais de excelência no que diz respeito às obras de assentamento de calçada utilizando vários tipos de rocha, como granito, calcário, basalto, entre outros. São também reconhecidos como mestres na execução de obras artísticas de “Calçada à Portuguesa”.
Este ofício é praticado por gafetenses desde os meados do século XIX, com exemplos em todo o país de arruamentos, largos e pracetas elaborados pelas gentes de Gáfete. Também em território europeu já laboraram e alguns continuam a laborar, nomeadamente em Espanha, França, Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Reino Unido.
