“Além Risco” é a designação do projecto que pretende envolver as populações dos 14 municípios do Alentejo Central na plantação de 50 mil árvores nos aglomerados urbanos, para reforçar a sua adaptação face a ondas de calor.

A iniciativa é promovida pela empresa Science Retreats, de Miguel Bastos Araújo, professor e investigador da Universidade de Évora e galardoado em 2018 com o Prémio Pessoa, e pela Globalmoza – Partnerships for Humanity.

A apresentação e lançamento do projeto decorreu no domingo, 21 de Março, com acções em Évora e no Alandroal, coincidindo com o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

O ministro João Pedro Matos Fernandes marcou presença no Alandroal, onde foi recebido na câmara e participou na plantação simbólica de árvores no jardim do mercado municipal.

Com um horizonte de implementação de dois anos, o “Além Risco” tem como objetivos, através da plantação das 50 mil árvores nos 14 municípios do distrito de Évora, integrados na CIMAC, “reduzir as ‘ilhas de calor’” e as “taxas de morbilidade e mortalidade”, de acordo com os promotores.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Maria Grilo, vincou o compromisso de plantar cinco mil árvores autóctones no concelho e, assim, “aumentar o coberto vegetal” com o objectivo “de reduzir dos consumos de água, de mudar as nossas práticas para novos espaços verdes a criar e continuar a actuar desta forma, desencadeando mudanças significativas na comunidade, em particular na comunidade escolar, muito para além do horizonte do projecto, e como todos desejaríamos, para além do risco”.

A sensibilização da população e a promoção de “uma reflexão conjunta para a construção de uma comunidade mais consciente e mais resiliente às alterações climáticas” são outros propósitos do projecto “Além Risco”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Rondão Almeida mantém-se “tranquilo” face à suspensão de publicidade institucional

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, afirmou ao jornal “Linhas de El…