“Além Risco” é a designação do projecto que pretende envolver as populações dos 14 municípios do Alentejo Central na plantação de 50 mil árvores nos aglomerados urbanos, para reforçar a sua adaptação face a ondas de calor.
A iniciativa é promovida pela empresa Science Retreats, de Miguel Bastos Araújo, professor e investigador da Universidade de Évora e galardoado em 2018 com o Prémio Pessoa, e pela Globalmoza – Partnerships for Humanity.
A apresentação e lançamento do projeto decorreu no domingo, 21 de Março, com acções em Évora e no Alandroal, coincidindo com o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.
O ministro João Pedro Matos Fernandes marcou presença no Alandroal, onde foi recebido na câmara e participou na plantação simbólica de árvores no jardim do mercado municipal.
Com um horizonte de implementação de dois anos, o “Além Risco” tem como objetivos, através da plantação das 50 mil árvores nos 14 municípios do distrito de Évora, integrados na CIMAC, “reduzir as ‘ilhas de calor’” e as “taxas de morbilidade e mortalidade”, de acordo com os promotores.
O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Maria Grilo, vincou o compromisso de plantar cinco mil árvores autóctones no concelho e, assim, “aumentar o coberto vegetal” com o objectivo “de reduzir dos consumos de água, de mudar as nossas práticas para novos espaços verdes a criar e continuar a actuar desta forma, desencadeando mudanças significativas na comunidade, em particular na comunidade escolar, muito para além do horizonte do projecto, e como todos desejaríamos, para além do risco”.
A sensibilização da população e a promoção de “uma reflexão conjunta para a construção de uma comunidade mais consciente e mais resiliente às alterações climáticas” são outros propósitos do projecto “Além Risco”.