No passado dia 29 de Junho, em Abrantes, em cerimónia presidida pelas ministras da Cultura, Graça Fonseca e da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, assinou os autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação dos Castelos do Alandroal e Terena para a autarquia.
Este ato, enquadrado no processo de transferência de competências para os municípios na área da Cultura, permite ao município juntar os castelos de Alandroal e Terena à fortaleza de Juromenha e, seguindo o modelo de valorização em curso nesta última, procurar caminhos de intervenção com o recurso a fundos comunitários.
O autarca, que não esconde a preocupação com questões de segurança difíceis de resolver no curto prazo, espera, com esta transferência, acelerar os processos de recuperação e valorização dos mesmos e tem já em curso projetos técnicos para ambos.
Assim, no interior do castelo do Alandroal está prestes a avançar a obra de valorização de um imóvel e jardins adquiridos pela autarquia para instalar um núcleo museológico, assim como um projeto de luminotecnia de todo o castelo.
Para Terena, o município conta apresentar em breve o estudo prévio de plano de intervenção, em desenvolvimento por uma equipa liderada pelo Arquiteto Manuel Aires Mateus, que procura refletir sobre as intervenções de valorização dos elementos históricos e arquitetónicos da vila de Terena, a criação de um museu e com um olhar especial sobre o castelo e a melhoria das condições de segurança e da experiência de visitação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…