A obra de reabilitação do edifício Luís Campos para instalar a Biblioteca Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, está concluída, num investimento de 2,4 milhões de euros.
Em comunicado, a autarquia indicou que o edifício que vai acolher a biblioteca, após a requalificação, foi inaugurado na sexta-feira.
Segundo a câmara municipal, a intervenção incluiu a recuperação de toda a estrutura e fachada do edifício, que foi dotado de condições de acessibilidade a mobilidade reduzida e adaptado para receber a biblioteca.
Esta intervenção, de acordo com o município, envolveu um investimento total, incluindo a aquisição do imóvel, de 2.429.810 euros, financiado à taxa de 85% por fundos comunitários.
A autarquia realçou que “mais um edifício de referência” para a cidade, que estava “em ruínas”, foi reabilitado, e que “em breve” a biblioteca municipal vai abrir ao público num novo espaço, que “muito vai favorecer a cultura da cidade”.
Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos, considerou não estar “em condições de avançar com uma data para a abertura da biblioteca” no novo espaço, “embora deseje que ocorra antes do início do próximo ano letivo”.     
Esta intervenção de reabilitação urbana decorreu ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho.
A nova “casa” da biblioteca é o edifício onde funcionou antigamente a loja e armazém Luís Campos, no Largo General Graça, no centro histórico da cidade de Estremoz.
Atualmente, a Biblioteca Municipal de Estremoz funciona no edifício dos Paços do Concelho, no centro da cidade.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Suspeito de branqueamento e burla informática entregue às autoridades portuguesas na fronteira do Caia

Um cidadão luso-angolano fortemente indiciado por crimes de branqueamento através de acess…