A Câmara Municipal de Elvas estabeleceu uma parceria, via Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e com a Cruz Vermelha Portuguesa, no sentido de disponibilizar aos munícipes a oportunidade de testagem, com data, hora e local a agendar.
O anúncio foi feito pelo presidente do Município, José Rondão Almeida, num comunicado enviado à comunicação social.
O posto de testagem gratuito vai funcionar nos dias 5, 6, 11 e 12 de Janeiro, no Coliseu de Elvas, entre as 9 e as 13 horas, mediante marcação prévia, devendo os interessados ligar para o Município, pelo número 268 639 740.
O autarca refere ainda que, “como é do conhecimento geral, a Covid-19 tem vindo a aumentar consideravelmente no concelho, no país e no mundo”, pelo que apela “a todos os munícipes que tomem os maiores cuidados, que evitem situações de risco, que se protejam e protejam os seus”. “Só assim podemos tentar debelar este inimigo invisível, mas mortal”, acrescenta.
A convicção de Rondão Almeida é que, “infelizmente, este número irá aumentar” e, por isso, “todos devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para controlar esta pandemia terrível, que nos tem condicionado a vida de forma nunca antes sentida”.
“Face às constantes mutações e ao surgimento de novas estirpes, como é o caso da Ómicron, estirpe esta de maior rapidez e facilidade de contágio, ao aumento da testagem da população e às celebrações do Natal, houve um aumento exponencial de casos, atingindo números jamais alcançados”, lamentou, lembrando que “por detrás dos números há pessoas, sofrimento pessoal e profissional, situações de vida precárias, profissionais de saúde exaustos e está o futuro de toda uma comunidade em suspenso”.
Desejando que o próximo ano “traga o fim desta pandemia”, o presidente da Câmara Municipal de Elvas reforçou o apelo para que a população “cumpra as regras impostas pela DGS” e, acima de tudo, “não facilite”.