No discurso que proferiu na Cimeira do Comércio Global, no âmbito da Feira Internacional realizada em Setembro, o Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou uma série de novas iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do comércio e da prestação de serviços. Isto foi entendido como um sinal claro de que a China deseja prosseguir e alargar a abertura daquele país, criando novas oportunidades para o comércio global e contribuindo para a recuperação económica mundial.

O comércio de serviços é uma parte importante do comércio internacional e tornou-se agora um “novo motor” na arena económica e comercial mundial. Sendo o segundo maior país do mundo em termos de comércio de serviços, a Feira de Comércio de Serviços da China é uma importante plataforma e uma janela de oportunidades para o mundo.

Olhando para as iniciativas anunciadas pela China no final de 2021, elas envolvem quatro áreas: aumentar o nível de abertura, expandir o espaço de cooperação, reforçar a construção de regras no sector dos serviços, e continuar a apoiar o desenvolvimento inovador das pequenas e médias empresas.

No contexto da epidemia global recorrente e da frágil recuperação da economia mundial, a promoção contínua da expansão e abertura do sector de serviços por parte da China, é um motor importante para a recuperação do comércio global e crescimento da economia mundial.

No ano passado, uma série de medidas de liberalização anunciadas pela China foram gradualmente implementadas.

Estas iniciativas trouxeram grandes oportunidades de negócio para as empresas de serviços globais. Em Julho deste ano, a empresa japonesa Ueda Yagi Currency Brokerage (China) Ltd. abriu oficialmente em Pequim, sendo a sexta empresa de corretagem de divisas chinesa e a primeira empresa de corretagem de divisas totalmente estrangeira na China. De acordo com o Presidente da empresa, Huang Hong, o estabelecimento de uma filial na China foi possível graças à reforma acelerada e à abertura do mercado financeiro chinês.

Sob o lema “O digital abre-se para o futuro, os serviços promovem o desenvolvimento”, a China acolheu mais uma vez uma feira comercial de serviços, que pode ser descrita como agarrando a oportunidade actual do desenvolvimento da economia digital e procurando uma dinâmica de desenvolvimento a longo prazo para o comércio global de serviços.

Conteúdo Institucional

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Xi Jinping destaca compromisso com a paz mundial nas comemorações dos 80 anos da vitória da China

O Presidente chinês proferiu um discurso solene durante a cerimónia do 80.º aniversário da…