A intervenção para a recuperação da cobertura da Ermida de São João Baptista do Carrascal, classificada como Imóvel de Interesse Público, já foi iniciada, informou a Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Esta obra surge na sequência da celebração de um protocolo de colaboração entre a Confraria da Santíssima Trindade e o Município.

A referida requalificação tem por objectivo proteger o edifício e o conjunto de pinturas murais e de azulejos que se encontram no seu interior.

“O Município de Vila Viçosa, em parceria com as instituições calipolenses, pretende dar mais um passo em frente na salvaguarda do património local”, refere a Autarquia.

A Ermida de São João Baptista do Carrascal terá sido fundada na década de 70 do século XVI por uma irmandade local, dedicada ao mesmo santo e instituída na mesma época.

Este pequeno templo de linhas maneiristas apresenta um programa decorativo de grande qualidade, estando o seu interior repleto de pinturas murais.

O seu espaço interior, unificado, tem um cruzeiro central fechado com cúpula e as suas paredes são totalmente revestidas por lambril de azulejos e por pinturas a fresco, que se estendem pelas coberturas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

João Muacho: “O SIM pode ser um ponto de viragem em Campo Maior”

João Muacho está de regresso à vida política de Campo Maior, agora como candidato do “SIM …