A Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a Arquidiocese de Évora, o Município de Vila Viçosa e a Fundação Eugénio de Almeida assinam domingo, dia 27 de Março, um protocolo que pretende estabelecer os termos da parceria com vista à recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
A cerimónia, prevista para as 12,30h, será presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, no Seminário de Vila Viçosa – Seminário Menor de São José.
A iniciativa insere-se nas comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, organizadas pelo Município de Vila Viçosa, Arquidiocese de Évora e Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição.
Considerando que a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, matriz de Vila Viçosa, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1944, tem uma enorme relevância cultural, patrimonial, religiosa e histórica, assim como uma enorme importância afectiva para o povo português, alberga a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a quem, a 25 de Março de 1646, D. João IV confiou a protecção do Reino, no seguimento da Guerra da Restauração, e proclamou Padroeira de Portugal – acto intimamente associado ao reconhecimento da nossa independência -, e que o culto a Nossa Senhora da Conceição reflecte larga expressão a nível nacional e internacional, o protocolo a celebrar tem por finalidade a recuperação, conservação e restauro deste importante Santuário.
O programa comemorativo assinala ainda a 27 de Março, no Santuário, o encerramento do Ano Jubilar, com eucaristia às 10,30h, presidida pelo Bispo D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrando-se aberta ao público, entre as 10 e as 17 horas, a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, que reúne, pela primeira vez no mesmo lugar, as três coroas de imagens mais significativas do património religioso português.