Vila Viçosa comemorou, nos últimos dias, os 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.

As celebrações foram organizadas pelo Município, pela Arquidiocese de Évora e pela Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição.

O programa comemorativo assinalou ainda, no domingo, no Santuário de Vila Viçosa, o encerramento do Ano Jubilar, com uma eucaristia presidida pelo bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, na qual marcou presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na ocasião esteve igualmente patente a exposição “Três Coroas, a mesma padroeira”, que reuniu, pela primeira vez no mesmo local, as três coroas de imagens mais significativas do património religioso português.

Ao final da manhã foi também assinado um protocolo entre a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, a Arquidiocese de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Câmara Municipal de Vila Viçosa, tendo em vista a recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

O acto teve lugar no Seminário de Vila Viçosa – Seminário Menor de São José e foi presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
Mais desenvolvimentos na edição impressa