Uma imagem do astrofotógrafo português Miguel Claro foi distinguida com o prémio “Highly Commended”, na categoria “Our Sun”, no concurso de astrofotografia mais importante do mundo, o “Astronomy Photographer of the Year 2022”.
Os premiados do concurso, promovido pelo Royal Observatory of Greenwich, em Londres (Inglaterra), foram anunciados ao final da tarde de quinta-feira.
Contactado pela agência Lusa, Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva, no Alentejo, explicou que o prémio que ganhou, equiparado ao 3.º lugar da categoria “Our Sun”, foi com a fotografia “A Giant in the Sun’s Limb”, que é “um frame retirado de um vídeo do sol” filmado durante “dois dias seguidos, a 06 e 07 de fevereiro deste ano, num total de cinco horas, no território do Dark Sky Alqueva.
“O Sol apresentou uma proeminência solar gigantesca”, que “ficou visível por dois dias e depois entrou em erupção, lançando uma ejeção de massa coronal (CME) no espaço. Assim, fiz um esforço enorme para reunir o máximo de imagens possível” e “pude mostrar a evolução da forma da proeminência antes que ela desaparecesse”, relatou.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

ELVAS: Expo São Mateus arranca amanhã

Sara Correia, Para Sempre Marco, Quim Barreiros, Abraham Mateo, Slow J e D.A.M.A. são os c…