Na próxima sexta-feira, 14 de outubro, a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) irá comemorar o 26º aniversário do seu início das atividades letivas. Nesta comemoração será assinalado o 10º aniversário do protocolo estabelecido entre o Instituto Politécnico de Portalegre e o Exército Português que permitiu que, com o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Elvas, se fizesse o investimento necessário para que, parte de instalações militares fossem recuperadas e usadas para fins letivos.
A comemoração terá início às 14h no Auditório da Escola. Serão intervenientes a Diretora da ESAE, Prof.ª Doutora Rute Santos, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida e o Presidente do IPP, Professor Doutor Luís Carlos Loures.
A importância desta parceria será assinalada pela comunicação do Coronel Manuel Teles Grilo intitulada: “ESAE-IPP e Exército Português: uma parceria em torno do património”.
Ressaltando o papel e a importância dos seus recursos humanos para a afirmação e crescimento da Escola, nesta sessão serão homenageados os colaboradores que colaboram com a ESAE-IPP há 25 anos. O programa conta ainda com momentos musicais interpretados pela Dr.ª Anabela Carrilho e uma exposição fotográfica do fotógrafo Abel Dias.
Com o estabelecimento do protocolo com o Exército Português e com a Câmara Municipal de Elvas, nasce em 2013 o Complexo de Animação e Formação Equestre de Elvas (CAFEE) localizado num dos espaços mais nobres da cidade e de uma enorme riqueza histórica.
Este protocolo e as mais-valias daí decorrentes permitiram fixar a componente prática da licenciatura em Equinicultura em Elvas, elevando a qualidade do serviço prestado aos alunos. Desde então, os alunos da licenciatura em Equinicultura e do Curso Técnico Superior Profissional em Desporto e Formação Equestre, usufruem das seguintes instalações no CAFEE: um campo de obstáculos de 5400m2, um picadeiro coberto 30m x 20m e duas cavalariças com capacidade para 43 cavalos, três salas de aula.
Os alunos da licenciatura em Enfermagem Veterinária e do Curso Técnico Superior Profissional em Cuidados Veterinários beneficiam igualmente deste espaço ao poderem ter práticas em equinos em contexto real.