A escola de aviação Global Flight Scholl abriu portas em Ponte de Sor em 2019, após um investimento de 10 milhões de euros, mas a covid-19 alterou os planos de formação traçados para o projecto.
Os alunos que iniciaram em Novembro do ano passado o curso de pilotos de linha aérea no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor eram para ter já iniciado as aulas de voo, mas devido à pandemia as autoridades têm vindo a “adiar” os exames que conduzem a esse patamar.
“Devido a esta situação da pandemia, teve de haver alguns ajustes em termos de datas e estamos a apontar, agora, para Outubro o início de dois novos cursos (com 30 alunos)”, disse hoje à agência Lusa o responsável da Global Flight Scholl (GFS), Nélio Fidalgo.
A GFS iniciou a actividade no aeródromo alentejano em Novembro de 2019, com uma turma de 11 alunos, e actualmente tem também seis formandos oriundos de Approved Training Organisations (ATO) e espera outros seis em Setembro.
Para os dois próximos cursos, com início previsto para Outubro, a GFS espera ter 15 alunos em cada um.
“Sem a pandemia teríamos seguido o nosso objectivo, que eram os 50 alunos por ano na GFS. Teriam sido três turmas em três períodos diferentes: Março, Maio e Setembro”, lembrou.
O objectivo dos 50 alunos por ano, sublinhou Nélio Fidalgo, “tem a ver com a dimensão da escola e da estrutura que pretendemos ter, assim como com o ensino de qualidade que é o nosso principal foco”.
Segundo o mesmo responsável, com o investimento de 10 milhões de euros, a GFS foi a escola que “mais investiu” até hoje no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
“Acreditamos no projecto de Ponte de Sor e acreditamos que vai ser um dos principais pontos portugueses aeronáuticos, devido à proximidade com Lisboa e às condições da pista, grande, com 1.800 metros”, disse.
Actualmente, com 25 postos de trabalho criados, a GFS espera aumentar a frota e chegar aos 50 postos de trabalho “no espaço de um ano”.
“Se não tivesse sido a pandemia, mantendo os objectivos e a cronologia que tínhamos estipulado, já tínhamos chegado aos 50 colaboradores”, acrescentou.
O representante da GFS espera que, dentro de seis meses a um ano, “no máximo”, a aviação volte a ter os destinos abertos e que o turismo retome a sua actividade, quadro que levará à procura de pilotos.
A formação na GFS é composta por duas fases, com a componente teórica leccionada em Lisboa e as aulas práticas (voos) no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
Apesar do actual contexto de pandemia que tem afectado a aviação comercial, segundo a GFS, o sector estima que nos próximos 10 anos sejam precisos “500 mil pilotos” de linha aérea.
Além da GFS e de uma outra escola de aviação, o aeródromo alentejano tem sediadas nas suas instalações uma base da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), uma unidade de produção de aeronaves não tripuladas, uma fábrica de manutenção e reparação de componentes aviónicos, uma unidade de manutenção de ultraleves e o Aero Club de Portugal com instrução de voo de planadores, entre outras instituições.
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