A arte contemporânea aliada a conhecimentos arqueológicos, geológicos, astronómicos e da comunidade dá o mote para um novo festival que começa no domingo, no concelho de Montemor-o-Novo.
Organizado pela plataforma cultural e artística The Cera Project, o DUSK Festival de Arte Contemporânea decorre, durante duas noites, no domingo e na quarta-feira, respectivamente, nos concelhos de Montemor-o-Novo e de Loulé, e mobiliza artistas como Cristina Ataíde, Pauliana Valente Pimentel, o escocês Eddie Summerton e o espanhol Pedro G. Romero, entre outros.
O evento, com entrada gratuita, apresenta “um programa com curadoria de Nuno Sacramento e Inês Valle, onde a arte contemporânea será articulada com conhecimentos arqueológicos, geológicos, astronómicos e da comunidade local”, salientou a organização.
No DUSK Festival de Arte Contemporânea, vão ser apresentadas obras de mais de 30 artistas visuais oriundos de Portugal, Espanha, Escócia, Islândia e Nigéria.
Os artistas, assinalou a organização, são “de diferentes gerações e de contextos geopolíticos diversos, porém, todos provenientes de culturas com estreitas ligações às pedras e à geologia”.
“Inspirados por eles, vão apresentar performances, projeções de filmes, palestras, passeios nocturnos, eventos e projectos ao longo de duas noites, no interior do Alentejo e Algarve”, adiantou a organização.
Segundo a organização, as iniciativas da primeira edição deste festival realizam-se no domingo, a partir das 20:00, na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, e, na quarta-feira, com início à mesma hora, na Fonte da Lagoa da Nave, em Loulé.
Entre os artistas participantes, encontram-se os nigerianos Ademola Onibonokuta e Àsìkò, os escoceses Eddie Summerton e Jessica Ram, os islandeses Gunnhildur Hauksdóttir e Egill Sæbjörnsson e o espanhol Pedro G. Romero.
Já o contingente português que participa no evento é constituído por AnaMary Bilbao, Cristina Ataíde, Fernando J. Ribeiro, Luís Palma, Tiago Duarte, Pauliana Valente Pimentel e Rui Martins & Isaque Andrade.

A iniciativa conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Tribunal rejeita recursos contra CHEGA e PS de Nisa: “Sem fundamento ou fora de prazo”

Em despacho divulgado nesta segunda-feira, 22 de Setembro, ao qual o Linhas de Elvas teve …