A Águas do Alto Alentejo lançou o projecto “Hidricamente Poupando”, que visa a promoção do consumo racional de água, com acções de sensibilização junto de escolas, IPSS e Câmaras Municipais dos dez Municípios que constituem a empresa, com o objectivo de incentivar a adopção de práticas mais sustentáveis.

O projecto percorrerá os núcleos escolares dos Municípios de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, abrangendo mais de quatro mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário.

Perante o período de seca hidrológica enfrentado pelo País, que abrange cerca de 97% do território, bem como das consequências que advêm de fenómenos provocados pelas alterações climáticas, torna-se imperativo sensibilizar as gerações mais novas para a importância do consumo sustentável da água, recurso essencial à vida humana.

Nesse sentido, o projecto “Hidricamente Poupando” assenta na realização de sessões de sensibilização junto da comunidade escolar dos dez Municípios, que serão complementadas com a distribuição de materiais de divulgação e kits de poupança de água, estendendo-se estas acções a todas as IPSS’s dos concelhos.

Paralelamente, será desenvolvido um Guia Prático Digital para a Gestão Eficiente da Água a distribuir junto de todas as Câmaras Municipais.

A campanha inclui ainda um vídeo educacional intitulado “Água, um Tesouro a Preservar”, com o objectivo de destacar a importância deste recurso para o desenvolvimento da região e para a vida da população.

“A água é um recurso absolutamente fundamental e sobre o qual temos de agir em comunidade, promovendo a sua protecção e preservação. Este projecto surge da necessidade não apenas de sensibilizar a população para a importância do consumo consciente, mas sobretudo da urgência de envolver as gerações mais jovens em práticas que têm de ser adoptadas hoje para proteger o amanhã”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Águas do Alto Alentejo, Hugo Hilário.

“Este tem sido um ponto central de muitas das nossas iniciativas junto da população. Com este projecto envolveremos diferentes tipos de público numa causa que deve ser comum a todos – a protecção dos recursos hídricos numa altura em que o acesso deixa de ser uma garantia absoluta”, concluiu o director de Águas e Saneamento da Águas do Alto Alentejo, Rui Choças.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Gavião organiza XIIII Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade

A Câmara Municipal de Gavião promove, de 19 a 21 de Setembro, as XIII Jornadas Gastronómic…