A União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA/CGTP-in) sublinhou a adesão dos trabalhadores da Administração Pública à Greve Nacional de ontem, 27 de Outubro, que assim, “deram uma forte resposta de luta à política de empobrecimento do governo PS, contra o brutal aumento do custo de vida, pelo reforço dos direitos, por melhores condições de vida e laborais na Administração Pública e pelo reforço das Funções Sociais do Estado”.

Na Administração Local registaram-se níveis de adesão diversos, destacando-se os municípios de Avis, Gavião, Monforte e Nisa, onde a adesão foi superior a 80%, não tendo havido recolha de lixo em Avis e Monforte, mas também nos Municípios de Ponte de Sor e Portalegre onde a adesão se situou nos 70%.

No sector da educação, a greve de ontem levou ao encerramento ou suspensão das actividades lectivas em 26 escolas de 13 concelhos, destacando-se o fecho das 7 escolas da cidade de Portalegre, de 3 escolas no concelho de Avis e 3 no concelho de Elvas, dos Agrupamentos de Arronches, Crato, Gavião e Fronteira.

No sector da saúde, verificou-se, durante os turnos da noite, o cumprimento dos serviços minímos e durante o dia, níveis de adesão diferentes mas que levaram ao encerramento dos Centros de Saúde de Monforte, Alter do Chão, Elvas (USF das Amoreiras), Campo Maior e Castelo de Vide.

No Hospital de Elvas, no turno da noite, a adesão dos enfermeiros foi de 100% nos serviços de ortopedia e urgencias/SO. No Hospital de Portalegre, a adesão dos enfermeiros foi de 100% nos turnos da noite dos serviços de cuidados paliativos e de psiquiatria e igualmente de 100% nos turnos diurnos dos serviços de oncologia, obstetricia e paliativos.

Ainda no Hospital de Portalegre, globalmente e em média, a adesão dos trabalhadores assistentes operacionais foi de 50% e de mais de 50% no caso dos trabalhadores administrativos. De notar que houve serviços que registaram uma adesão a 100% dos trabalhadores administrativos, como foi o caso das Consultas Externas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

 GNR investiga agressões de grupo que causaram ferido grave em Monforte

A GNR está a investigar o caso de agressões a um homem, de 55 anos, ferido com gravidade, …