A vitalidade do cluster de Ponte de Sor, a sua estratégia, oportunidades e desafios para a economia local, fazendo a ligação com a importância da formação, qualificação e retenção de recursos humanos no território, foram os temas que marcaram o primeiro dia de conferências do Portugal Air Summit – Take Off para 2024, no recém-inaugurado edifício da Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal.

A abertura do ciclo de conferências foi protagonizada pelo presidente do Município, Hugo Hilário, que, no seu discurso, assinalou os dez anos da formação de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor e a concretização de investimentos como a conclusão de novas áreas de acolhimento empresarial e da Torre de Informação e Controlo, que se realizaram em 2023.

O autarca destacou igualmente o impacto do Portugal Air Summit (PAS) na afirmação de Ponte de Sor no cluster da aeronáutica, que se verificou também na economia do concelho e do Alentejo: “o PAS promove organismos nacionais e internacionais, privados e públicos, e fomenta, através destas empresas, a partilha do melhor que se faz neste sector”.

No âmbito de “A próxima década de investimento em Ponte de Sor”, os representantes das três agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em desenvolvimento no território – Agenda Mobilizadora Aero.next Portugal, Agenda NeuroSpace e Agenda Mobilizadora New Space Portugal – fizeram um ponto da situação do progresso dos seus projectos, que se materializam em 200 milhões de euros e na potencial criação de cerca de 500 postos de trabalho directos e mais de 1000 indirectos.

O consórcio Aero.next Portugal, responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa, o LUS 222, anunciou que a construção da fábrica da primeira aeronave portuguesa está prevista para 2024, quando acontecerá a 7ª edição. Por seu turno, o consórcio New Space Portugal terá a capacidade para produzir, nos próximos anos, 20 satélites com engenharia portuguesa e integrados em Portugal.

No mesmo painel, o economista e antigo secretário de Estado da Economia, João Neves, salientou aquela que é, no seu entender, a vantagem crítica de Ponte de Sor: “a qualidade institucional de definição de políticas públicas que permitem aos investidores um olhar sobre o Município diferente daquele que têm sobre outras regiões. De Ponte de Sor recebem a confiança essencial para se sentirem impelidos a investir”.

O dia ficou ainda marcado pelas intervenções do administrador da NAV Portugal, Pedro Ângelo, que abordou os desafios prementes deste organismo de gestão do tráfego aéreo, e por debates fundamentais a propósito da consolidação do desenvolvimento da indústria de defesa em Portugal, com a participação da IDD, Força Aérea, Thales Edisoft Portugal e OGMA, e da análise do AED Cluster Portugal, que agrega mais de 80 entidades portuguesas a trabalhar nos sectores da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.

Hoje, sexta-feira, o dia centra-se na discussão de temas mais abrangentes do sector aeronáutico, como a mudança do contexto no transporte aéreo, o futuro da aviação, a gestão e sustentabilidade das actividades espaciais ou o “crescimento de escolas de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor”, no âmbito da comemoração dos dez anos desta actividade no concelho. A fechar, será lançada a 7.ª edição do Portugal Air Summit de 2024.

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