A Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre comemorou o 1º aniversário de um dos seus principais projectos, a orquestra distrital OSAA – Orquestra de Sopros do Alto Alentejo.

O evento ocorreu na noite de 27 de dezembro de 2023, no Auditório da Filarmónica do Crato, local onde geralmente ensaia esta Orquestra formada por 55 músicos de todas as bandas e orquestras do distrito de Portalegre.

O concerto contou com a presença de muito público, que encheu a sala, e algumas entidades, desde o vice-presidente e vereadora da cultura do município do Crato, os presidentes das bandas de Crato, Nisa, Euterpe, Alegrete e directores de outras filiadas, o sócio honorário da Federação, Fernandes Delicado, e a directora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, convidada especial, que foi homenageada pela Direção da FBFDP.

A directora Regional, provavelmente no seu último ato oficial como representante da cultura na região, mostrou-se profundamente encantada com o espaço e o concerto e surpreendida pela homenagem que lhe foi feita.

“O concerto foi de muito bom nível, muito do agrado do público, que não regateou aplausos”, indicou fonte da federação. O presidente da direcção da FBFDP agradeceu o empenho e carinho que a direcção Regional de Cultura sempre demonstrou para com a Federação e a sua actividade pioneira na região, actividade essa em que sempre confiou pela qualidade dos projetos em prol do desenvolvimento da música filarmónica e da capacitação dos músicos alto alentejanos, em especial, os mais jovens.

A Federação agradeceu o empenho e dedicação do maestro José Miguel Rodrigues Vitória, que apesar de ter tido um ano a nível pessoal com enormes perdas, nunca desanimou na sua enorme dedicação e carinho por este e outros projetos da Federação. Miguel Baptista agradeceu ainda à Filarmónica do Crato, pela cedência de espaços e instrumentos e as restantes bandas e músicos também foram elogiados pela Federação de Bandas. O presidente da direcção da FBFDP agradeceu ainda a alguns mecenas presentes, gestores de empresas distritais que apoiam a atividade cultural da Federação, no caso eram todos de empresas do Crato.
Também não faltou um agradecimento aos municípios, tendo sido dito que os mesmos se estão a inscrever como associados da Federação de Bandas, sendo que Crato e Gavião já têm o processo administrativo concluído, aguardando-se o anúncio dos restantes 13.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …