A Barragem do Caia encontra-se com cerca de 183,768 milhões de metros cúbicos de água armazenada, o que corresponde a 96,72 por cento do volume aconselhado para descargas (190 milhões).
Segundo dados fornecidos hoje pela Associação de Beneficiários do Caia, a represa apresenta uma cota de 232,45 metros.
A hipótese de descarga está em cima da mesa, mas apenas e só no caso da actual previsão meteorológica de alterar. Pelo menos até dia 3 de Fevereiro o Instituto Português do Mar e da Atmosfera não prevê precipitação para o concelho de Elvas.
Em todo o caso, a direcção da ABCaia, já informou os agricultores que “caso as condições meteorológicas se alterem é presumível a necessidade de se fazerem descargas da albufeira do Caia pelo que haverá necessidade de alertar para quem tem animais e haveres nas zonas das margens do rio Caia tomarem as devidas precauções”.
A Barragem do Caia, a maior do distrito de Portalegre, abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte. Foi construída em 1963.
O perímetro de rega abrange mais de sete mil hectares de terrenos.
O regadio serve, sobretudo, olival, pomares, milho, tomate e trevo, assim como actividades hortícolas de pequena dimensão nos concelhos de Elvas e Campo Maior.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…