Uma nova página está a ser virada na história do Very Typical Hostel, um espaço que se tornou um marco na hospitalidade de Elvas. No passado dia 1 de Fevereiro, o hostel, situado no número 16 da Rua de São Lourenço, reabriu com nova gerência, prometendo revitalizar a já rica experiência que oferece aos seus visitantes.
Sob a antiga gestão da família Rodrigues, o Very Typical Hostel destacou-se pelo seu carácter acolhedor e autêntico. Alcides, Catarina e Alice foram exemplares na preservação do imóvel, mantendo as mobílias originais e restaurando outras, sempre com o respeito pela história e cultura local.


Agora, os novos gerentes, Marco Santos, Inês Barrocas e César Vilaça, assumem o projecto, trazendo consigo um espírito empreendedor já comprovado noutros negócios pelo País. Este novo desafio é encarado não só como uma oportunidade de negócio mas também como uma contribuição para o crescimento de Elvas.
“Já tínhamos outros negócios pelo País, nomeadamente com as lojas de electricidade, e, neste momento, surgiu esta hipótese de ficarmos com o hostel. É mais um projecto dentro de Elvas para ajudar a cidade a crescer”, referiu Marco Santos.


O Very Typical Hostel oferece uma variedade de acomodações: quartos para casais, famílias e até um quarto dedicado aos aventureiros mochileiros.
“Temos oito quartos, incluindo quartos de casal, quartos familiares (três ou quatro pessoas) e um quarto que é para o típico mochileiro, com três beliches (seis camas), para aquelas pessoas que simplesmente passam pela cidade e vêm fazer um passeio de bicicleta, um passeio de mota, ou seja, um bocadinho mais aquele espírito aventureiro”, explicou o responsável.
Com uma cozinha ampla, uma zona de esplanada encantadora e uma sala de refeições acolhedora, o hostel é o reflexo da riqueza e diversidade de Elvas.


Este projecto não se limita ao hostel. Inclui também uma parte que será arrendada a estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) e áreas comerciais, ampliando o seu impacto na economia local. A manutenção de um ginásio e a ponderação sobre a melhor utilização de um espaço adicional sublinham o compromisso da nova gerência com o desenvolvimento da cidade.
O foco do Very Typical Hostel passa agora por “chamar o máximo de turistas possível”, visto que “Elvas é uma cidade muito forte no turismo”, apostando “essencialmente no turismo residencial”, ou seja, “naquelas pessoas que vêm com um ou dois filhos”. “Os nossos quartos são espectaculares para essa situação”, frisou Marco Santos.
Autenticidade e charme rústico
O que realmente distingue o Very Typical Hostel é a sua autenticidade e o charme rústico, fruto da excelente recuperação levada a cabo pela família Rodrigues. A combinação de mobílias originais e restauradas manualmente cria um ambiente que transpira história e conforto.
Com a reabertura sob nova gerência, o espaço não só promete manter o legado da família Rodrigues, mas também enriquecê-lo, oferecendo aos seus hóspedes uma experiência única em Elvas. Um lugar onde a história, o conforto e a beleza da simplicidade se encontram, esperando por todos aqueles que procuram uma estadia autêntica e memorável.
Localizado na Rua de São Lourenço, Nº16, o Very Typical Hostel pode ser contactado através do número de telemóvel 965815934 (chamada para a rede móvel nacional) ou do e-mail [email protected]
O espaço conta ainda com uma página no Facebook, onde os interessados poderão ficar a par de todas as novidades relacionadas com o hostel.

