Aproxima-se o grande dia e aumenta a expectativa em torno de “O Elvas” – Vitória de Setúbal, de 7 de Abril, que promete devolver ao histórico “Patalino” as emoções de outros tempos. E até mesmo Carlos Cardoso, que foi treinador dos dois clubes, vai estar presente.

Em Elvas, há muito que anda tudo a falar do mesmo. Voltar a “encher o Patalino”, como nos gloriosos anos 80, já no jogo com o Vitória de Setúbal – líder e vencedor da Série D do Campeonato de Portugal e que já assegurou presença na fase de subida à Liga 3 -, agendado para este domingo (16 horas), é o objectivo imediato dos responsáveis da nova SAD do Clube Alentejano de Desportos, correspondendo ao desafio promovido, nas redes sociais, por elementos das claques de “O Elvas” e a que se associaram, nas últimas semanas, centenas de adeptos, dos anónimos aos mais mediáticos, como são exemplo antigos internacionais portugueses e o edil local, Rondão Almeida, presença habitual ao longo da temporada nos jogos realizados no municipal elvense.

Com toda a cidade, de novo, envolvida neste pontual regresso ao passado, e aos anos gloriosos das últimas presenças de “O Elvas” na I Divisão (Carlos Cardoso, o treinador da subida, é um dos convidados para o jogo), mas a pensar, sobretudo, no futuro, a resposta de sócios e adeptos, sobretudo na procura e aquisição de ingressos para o jogo com os sadinos, tem superado as primeiras projecções dos responsáveis da SAD, que têm um controlo diário do número de bilhetes adquiridos e reservados para o grande jogo, tudo apontando para a presença de mais de 3.500 pessoas no “Patalino”.

Na sede do clube foram disponibilizados, esta quarta-feira, 200 bilhetes para sócios e mais 200 para não sócios; as claques e adeptos do Vitória sadino solicitaram, num primeiro momento, 300 ingressos; sábado, entre as 14 e as 18 horas, também as bilheteiras do anfiteatro vão estar abertas; e a partir das 11 horas de domingo é também possível adquirir bilhetes para o jogo junto à FAN ZONE azul e ouro (estão garantidos, pelo menos, três porcos no espeto), no parque de estacionamento frente ao Pavilhão Municipal.

Também por isso, e informação útil para quem vai assistir ao jogo com o Vitória de Setúbal, os estacionamentos a serem utilizados serão o parque de terra acessível pela Avenida do Dia de Portugal e os lugares junto à Rua do Rossio do Meio. Os adeptos visitantes devem estacionar no parque frente ao Clube Tiro e Caça ou zonas circundantes.

Já os acessos ao estádio para os adeptos azul e ouro devem ser feitos pela porta tradicional (Porta 1), designada ao público geral, e pelo portão principal (Porta 2), designada aos sócios de “O Elvas”, detentores de cativos e convidados.

Os adeptos visitantes devem entrar pelo portão do Campo António Semedo (Porta 3), onde podem validar os seus bilhetes ou também adquirir novos.

Sucesso desportivo e melhor “O Elvas” do século

Desportivamente, este renascido “O Elvas” conseguiu, sem sobressaltos, o melhor registo deste século, depois de décadas entre o sobe e desce e a manutenção na antiga III Divisão. No relvado, com nove vitórias, nove empates e sete derrotas em 25 jornadas da Série D do Campeonato de Portugal, o conjunto liderado por Pedro Hipólito, de 45 anos, ocupa a 7.ª posição e conta nos seus quadros com um dos goleadores da competição. Curiosamente, um defesa de origem, o colombiano César Medina, 31 anos, 24 jogos (Campeonato e Taça de Portugal), 2190 minutos, 10 golos (9 no CP) e três assistências.

No “ano zero” da SAD, constituída formalmente nos primeiros dias de Fevereiro de 2024, e com novos investidores, o desempenho no relvado, e a imediata resposta associativa que, semana a semana, foi colorindo de “azul e ouro” os estádios da Série D, reforçam a ambição da nova administração, que, com um projecto sustentado para o clube e para a região, pretende conduzir “O Elvas” aos campeonatos profissionais em quatro/cinco anos, afirmando o emblema como símbolo futebolístico e desportivo do distrito de Portalegre e de todo o Norte Alentejo.

Reencontro com Vitória de Setúbal e um histórico dos dois clubes

No histórico de confrontos entre os dois clubes, há um empate… técnico. Este será, apenas, o 10.º jogo entre as duas equipas e, neste momento, em nove jogos, 3V, 3E e 3D para cada lado. No “Patalino”, a vantagem é de “O Elvas”, com 2V e 2E. De referir que o último jogo entre as duas equipas, em Elvas, foi há quase 27 anos (13 de Dezembro de 1987) e terminou empatado a um golo.

Há também um nome a associar, indelevelmente, os dois clubes. Carlos Cardoso, 79 anos, natural de Setúbal, fez toda a carreira de futebolista (defesa-central) no Vitória, onde também acumulou funções de treinador e directivas. Ainda como treinador, liderou o “O Elvas” em três ocasiões, sendo o responsável pela última promoção do clube à I Divisão (1985/86). O balneário do Municipal de Elvas tem, por isso, oficialmente o seu nome.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes visita Elvas no âmbito do projeto de turismo militar

O Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes, em conjunto com a delegação local do IASFA, rea…