Começou a ser emitido, no dia 11 de Junho, o novo cartão de cidadão.

O documento que identifica os portugueses não só mudou de rosto, como acrescenta novas funcionalidades.

Na página web eportugal.gov.pt, o portal de serviços públicos, está disponível toda a informação sobre o novo Cartão de Cidadão. Lá pode encontrar a descrição detalhada das características do documento que surge com segurança física e eletrónica reforçadas.

Graficamente tem uma nova imagem, inspirada em símbolos nacionais, e o espaço reservado à fotografia é maior, para permitir uma melhor identificação do titular.

O chip, passa a estar no verso do cartão e torna-se contactless (sem contacto), o que permite a utilização do Cartão de Cidadão em diversas situações, quer nos serviços públicos, quer no setor privado, sem que tenha que ser lido por um leitor de cartões. O chip contactless também faz com que continue a ser aceite como documento de viagem nos países da União Europeia e países do Espaço Schengen.

O Cartão de Cidadão agora lançado é à prova de falsificação, com fundo anti cópia e com elementos impressos que variam de cor dependendo do ângulo ou do fundo, para além de elementos que apenas são visíveis com luz ultravioleta.

O que poderá fazer com ele? Pode, por exemplo, utilizá-lo como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país ou ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos.

Embora seja atrativo mudar para esta nova versão, os cidadãos que possuam a versão anterior não necessitam fazer já a mudança, uma vez que o documento que detêm mantém-se válido até à data impressa no cartão.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Começou a Procissão dos Pendões em Elvas. Cortejo de fé encaminha-se para o Santuário da Piedade

Quando o relógio da Praça da República de Elvas assinalou as 18h30, os devotos do Senhor J…