A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), com o apoio da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE e do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte, realizaram uma colheita de sangue no sábado, dia 6 de Julho.

A recolha  decorreu no quartel dos Bombeiros de Monforte, onde se apresentaram 26 voluntários dispostos a concretizar a doação. Desse número de doadores 16 foram mulheres, o que representou 65,4% das dádivas. Houve também um jovem a estrear-se como dador.

Apesar da comparência dos 26 voluntários, foram recolhidas 22 unidades, uma vez que quatro das pessoas que pretendiam dar sangue não reunião condições clínicas.

Os organizadores da campanha mostraram-se satisfeitos com o resultado e sublinham a importância da colheita, que vem “amenizar a escassez de reservas de compostos sanguíneos que nesta altura do ano registam níveis de alerta”.

Póximas recolhas em Castelo de Vide e Fronteira a 20 e 27 Julho

A campanha de recolha vai continuar em outros concelhos do distrito de Portalegre.

Dia 20 de Julho haverá colheita no Centro de Saúde de Castelo de Vide e dia 27 em Fronteira, também no Centro de Saúde local.

A campanha de Verão de recolha de sangue acontece na sequência da celebração do Dia Mundial do Dador de Sangue, assinalado a 14 de Junho.

O Papa Francisco associou-se à campanha, emitindo um estímulo à doação sob a forma de agradecimento: “Agradeço aos que garantem a vida doando sangue”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …