Realizou-se no domingo, 14 de Julho, no Antigo Edifício da Alfândega na fronteira de Galegos, em Marvão, o V Abraço Solidário Transfronteiriço.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), esteve representada no evento por  de Carlos Nogueira, 1º Secretário Executivo, que teve oportunidade de discursar num dos painéis subordinados ao tema geral: “Os desafios do Transporte Transfronteiriço: Crescimento Económico, Sustentabilidade e Qualidade de Vida”.

Sendo a CIMAA a entidade gestora do Contrato de Concessão dos Transportes Públicos Rodoviários do Alto Alentejo, Carlos Nogueira manifestou agrado “pela iniciativa deste encontro, bem como a coesão transfronteiriça que aqui se reforça, que é também fundamental na ótica da mobilidade, porque a população não vê fronteiras ou limites administrativos, vê origens e destinos, e, portanto, é necessário que este trabalho continue a ser levado a cabo em conjunto, entre as várias entidades, para garantir uma maior conectividade e ligações entre os territórios”.

Apesar de ainda ter “constrangimentos, bem como alguns aspetos que terão de ser aperfeiçoados e nos quais os técnicos da CIMAA trabalham de forma empenhada em parceria com os técnicos dos Municípios”, os Transportes do Alto Alentejo (TAA) garantem, todos os dias, a ligação a mais de 340 paragens da região. Em 2023, foram 46 linhas, num total de mais de 1 milhão de quilómetros e 34 mil serviços, que garantiram o transporte a cerca de 320 mil passageiros. Apesar disso existe população que não é servida, devido ao facto de este ser um território muito disperso, cuja mobilidade no transporte público está muito orientada para a população estudante, “e é por isso que estamos também a estudar a implementação do transporte a pedido no Alto Alentejo, que permitirá num futuro próximo colmatar as lacunas de serviço existentes. Conceptualmente, a mobilidade não se faz apenas dentro do distrito, é também fundamental pensá-la para fora, e principalmente, de fora para dentro”, referiu Carlos Nogueira. ”É neste contexto que as ligações inter-regionais e internacionais apresentam grande relevância, sendo inclusive o tema deste encontro a necessidade de existir uma ligação rodoviária entre Lisboa e Madrid que passe em Marvão e Valência de Alcântara”, acrescentou o representante da CIMAA.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Está a precisar de abastecer? Saiba se vai haver alterações no preço dos combustíveis

Se está a precisar de abastecer, saiba se vai haver alterações no preço dos combustíveis n…