Apenas os residentes e veículos autorizados podem circular livremente por todas as ruas do Centro Histórico de Badajoz. As restantes viaturas já têm a sua mobilidade limitada em diversas ruas. É o primeiro efeito da portaria municipal que implementa a Zona de Baixas Emissões (ZBE) no centro histórico, refere o jornal “Crónica de Badajoz” na sua página online.
As ZBE estão incluídas na Lei sobre Mudanças Climáticas e Transição Ecológica. É um texto de 2021 que reflete, entre outros aspectos, que as localidades com mais de 50.000 habitantes devem estabelecer uma zona de baixas emissões em que o acesso ao tráfego rodoviário seja limitado. Por este motivo, o Ayuntamiento de Badajoz aprovou inicialmente o texto da portaria em novembro de 2023. Já este ano deu a aprovação final.
Segundo aquele jornal pacense, o “Ayuntamiento optou por fazer coincidir a ZBE com as artérias que já tinham acesso limitado aos residentes e veículos autorizados, para causar o mínimo de problemas de trânsito possíveis, argumenta Carlos Urueña, vereador da Proteção Ambiental, Acessibilidade e Mobilidade de Badajoz. Assim, para a primeira fase da portaria, já em vigor, foram selecionadas as ruas Menacho ou Francisco Pizarro, com controle de acesso há anos.

Além destas duas, as outras nove artérias já limitadas são: Muñoz Torrero, Vicente Barrantes, Meléndez Valdés, Arias Montano, Luis Braile, Virgen de la Soledad, Felipe Checa e as praças de López de Ayala e de la Soledad.
A segunda fase da implementação da ZBE é a que irá gerar mais restrições para a população de Badajoz. Esta fase levará à limitação da mobilidade em todo o resto da “Cidade Velha”. Será então que novas câmaras de vídeo e mais pontos de controle serão implementados e grande parte do bairro será fechado ao trânsito em geral. Especificamente, a circulação será impedida em todas as ruas de Martín Cansado, Juan Carlos I e Prim em direção à Alcazaba e ao Anel Viário Reina Sofía.
Os veículos autorizados a atravessar a ZBE são os seguintes: residentes, velocípedes, bicicletas, trotinetas eléctricas, automóveis que se dirijam a um parque de estacionamento cujo acesso exija a passagem pela referida zona, automóveis ligeiros de passageiros que possuam rótulo Emissões Zero ou Eco, utentes de garagens localizadas dentro da zona, portadores de cartão de mobilidade reduzida, táxis, serviços de urgência, serviços municipais, clientes de estabelecimentos hoteleiros, fornecedores, empresas de entregas, veículos históricos, automóveis de escolas de condução e viaturas de transporte de dinheiro.
Fonte e fotos: Crónica de Badajoz