Nos Jogos Olímpicos de Paris, a delegação da China obteve o melhor resultado de sempre em Olimpíadas no exterior: 40 medalhas de ouro, 27 de prata e 24 de bronze.

Segundo responsáveis chineses, “este desempenho, que se pode definir como avanço, interpreta de forma viva o espírito do desporto chinês e o espírito olímpico, tendo-se tornado um belo cartão de visita da China contemporânea, que conquistou inúmeros adeptos em todo o mundo”.

Pela primeira vez, a equipa de saltos para a água conquistou todas as oito medalhas de ouro, e a de ténis de mesa conquistou todas as cinco medalhas de ouro. A equipa de halterofilismo conquistou cinco medalhas de ouro e a de tiro teve o melhor resultado na sua história de participação olímpica.

Além disso, a tenista Zheng Qinwen fez história ao ganhar ouro na competição individual feminina. A equipa de natação chinesa venceu na estafeta 4×100 metros masculinos, quebrando o monopólio de 40 anos detido pelos Estados Unidos. Atletas chineses também conquistaram ouro pela primeira vez na natação sincronizada, ginástica rítmica e BMX estilo livre. Inspirada no lema olímpico “Mais rápido, mais alto, mais forte – mais unidos”, a delegação chinesa injetou nova vitalidade nas Olimpíadas.

Em entrevista concedida ao China Media Group (CMG), o Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que a China alcançou em Paris resultados muito bons, provando que o país tem a capacidade de cultivar atletas com habilidades excepcionais.

Alguns analistas consideram que o aumento contínuo da importância internacional do país, a elevação dos níveis de treino em conformidade com as normas internacionais, e o constante aparecimento de talentos desportivos em várias modalidades, a par com a realização bem sucedida de duas Olimpíadas na China, contribuíram para o avanço do desporto no País e para os relevantes resultados agora conquistados em Paris.

Publicidade: Centro de programas de línguas da Europa e América Latina da China

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Iniciativa de governança global da China reforça apoio internacional

A proposta do Presidente chinês, Xi Jinping, para uma Iniciativa de Governança Global tem …