O Ministério da Saúde prepara-se para demitir o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA).

A decisão política ainda não foi formalmente comunicada, mas já há a certeza de que a equipa liderada por Joaquim Araújo será afastada dos cargos que ocupa. Apenas dois dos elementos que integram o atual elenco foram considerados para integrar o grupo que está a ser formado, sendo certo que um deles aceitou o convite.
O que também já se sabe é quem irá substituir o atual presidente do Conselho de Administração. Miguel Lopes, atual Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares é o nome confirmado.
Fonte segura, contactada pelo Linhas de Elvas, indicou que Joaquim Araújo terá sabido da decisão “por fora” e que o ainda presidente do Conselho de Administração não recebeu comunicação oficial quer da parte do Ministério da Saúde, quer da Direção Executiva.
O órgão de Gestão da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, que ainda tinha pela frente dois anos de mandato, é constituído por seis elementos:
- Joaquim Filomeno Duarte Araújo | Presidente
- Vera Maria Sargo Escoto | Diretora Clínica para a área Cuidados de Saúde Hospitalares
- Ana Maria Briosa da Mota Antunes | Diretora Clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários
- Jorge Manuel Ramos Lourenço Marques | Enfermeiro Diretor
- Raul Alberto Carrilho Cordeiro | Vogal Executivo
- Ana Amélia Rocha Branco Ceia da Silva | Vogal Executivo
Quem é Miguel Lopes, futuro Presidente do Conselho de Administração da ULSAA
Miguel Lopes é licenciado em Ciências Farmacêuticas é Pós-graduado em Administração Hospitalar e em Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública.

O currículo: Ao longo do seu percurso profissional de mais de 20 anos exerceu funções de Gestor de acesso ao mercado na Industria Farmacêutica, foi Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Setúbal e na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e Farmacêutico Hospitalar em hospitais nacionais e internacionais. Colaborou como formador e orientador em múltiplos cursos de formação profissional pré e pós-graduados.
Atualmente é o Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).
