A Câmara Municipal de Monforte, em parceria com a Universidade Sénior de Monforte (USM) e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Elvas, promoveu, no passado dia 5 de novembro, uma ação de sensibilização destinada aos idosos do concelho, no âmbito da “Operação Censos Sénior”.

O evento, realizado no Auditório do CEFUS (Centro de Estudo, Educação e Universidade Sénior), teve como objetivo alertar a população com mais de 65 anos para a importância da adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção, de forma a reduzir situações de risco e proporcionar um maior sentimento de segurança.

A ação abordou temas essenciais para a segurança e bem-estar dos idosos, com foco na prevenção de burlas, furtos e roubos, tanto em casa quanto na via pública e nos transportes públicos. Além disso, foram discutidas formas de prevenir comportamentos de risco associados ao consumo excessivo de álcool e combater o isolamento social, uma das principais preocupações identificadas pela GNR e pelas autoridades locais. Também se destacaram ações de capacitação para o uso da Internet, com o objetivo de promover a inclusão digital e prevenir fraudes online que afetam a população idosa.

A “Operação Censos Sénior” é uma iniciativa nacional, em curso desde 2011, que envolve um grande número de militares da GNR, com cerca de 400 efectivos envolvidos em todo o país. A operação visa identificar idosos em situação de vulnerabilidade ou isolamento e assegurar a sua integração em redes de apoio social e segurança.

No ano passado, mais de 44 mil idosos que viviam sozinhos foram identificados pela GNR, enquanto a PSP sinalizou 918 idosos em situação de maior isolamento nos centros urbanos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

CIMAA destaca importância do Serviço Intermunicipal de Metrologia do Alto Alentejo

Em jeito de balanço dos três primeiros meses de funcionamento do serviço, a Comunidade Int…