A Assembleia Geral da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo aprovou, no passado dia 19 de Novembro, por unanimidade, o Plano de Actividades e Orçamento do próximo ano.
A sessão do órgão deliberativo, que se realizou em Évora, contou com a participação de várias câmaras municipais, associações do sector e empresários.
O orçamento aprovado ascende a 6.745.295 euros, representando, na receita e na despesa efectiva, face ao ano anterior, acréscimos superiores a 50%.
Por seu lado, o investimento previsto em actividades e investimentos, nas áreas da estruturação da oferta, promoção e gestão integrada do turismo, ascende a 4,4 milhões de euros.
“Será um orçamento de expansão da nossa actividade”, sublinhou o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, “agora que contamos, finalmente, com o apoio dos Fundos Europeus”.
O responsável pelo Turismo do Alentejo e Ribatejo destacou, no domínio da promoção, a execução do novo Plano de Promoção Turística para as duas regiões e as grandes campanhas de notoriedade na Extremadura e na Andaluzia.
Na apresentação do plano de acção para o próximo ano, o presidente da entidade regional enfatizou, na área da estruturação da oferta, as linhas de acção dedicadas ao Enoturismo, Olivoturismo, Literário, Náutico e Walking & Cycling. “Vamos investir, predominantemente, nestes produtos”, mencionou.
José Santos aproveitou a sessão para fazer um balanço da actividade em 2024, tendo sublinhado o bom grau de concretização das iniciativas inscritas no plano do ano corrente. Deu como exemplo a apresentação dos resultados dos Roteiros de Investimento, iniciativa que se saldou na identificação e promoção de uma dúzia de oportunidades de investimento em projectos hoteleiros na região. “Tudo o que fazemos tem de ter impacte, caso contrário é um desperdício de recursos”, frisou o presidente da Entidade Regional de Turismo.




