O Município de Alandroal acaba de divulgar a aprovação das Grandes Opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2025, “com os votos a favor dos quatro eleitos do PS e a abstenção da eleita pelo Nos Cidadãos.
A autarquia prevê gastar 16,7 milhões de euros no próximo ano.
O equilíbrio das contas vai ser a grande prioridade. “O serviço da dívida continua a ser o maior desafio e a procura de financiamentos externos a principal estratégia de investimento”, salientou o executivo liderado por João Maria Grilo, adiantando que uma parte significativa da verba disponível será destinada ao cumprimento “das obrigações de redução do endividamento previstas no Plano de Ajustamento Municipal, numa trajetória de recuperação” que, em 2025 “vai custar, entre amortizações e juros, €1.350.070,00”.
Esse valor tem repercussões em obras que terão que ficar adiadas, como é o caso da Biblioteca Municipal, necessitada de uma intervenção para a qual ainda não foi encontrado financiamento.
Grande parte da verba orçamentada resulta do PRR e irá ser distribuída pela conclusão de umas obras e o início de outras. Ficará concluída a Loja do Cidadão e as extensões dos Centros de Saúde de Alandroal e Hortinhas e avançam para reabilitação as Extensões de Saúde de Pias e Santiago Maior.
Também se prevê que fiquem concluídas as intervenções da Fortaleza de Juromenha e Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal e avançar para a construção do Centro Náutico de Juromenha, com financiamento aprovado pelo Turismo de Portugal.
O montante avançado de 16,7 milhões de euros está sujeito a retificações, e poderá vir a aumentar, visto que há iniciativas que carecem de aprovações por parte de outras entidades, como o Turismo de Portugal.
Habitação, Turismo, Educação, Turismo, Alqueva, apoios sociais, bolsas de Estudo para o Ensino Superior são áreas que irão merecer especial atenção da autarquia ao longo do próximo ano.

