Os vereadores da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida e Anabela Cartas, eleitos por um movimento independente e ambos sem pelouros, propõem, numa moção dirigida ao executivo camarário socialista, liderado por Nuno Mocinha, a desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, assim como a União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando.

Na próxima reunião de Câmara, o Movimento Cívico por Elvas vai apresentar a moção que defende a reversão da fusão das freguesias operada em 2013.

“À semelhança do que acontece por todo o território nacional, as populações das nossas freguesias rurais nunca se reviram numa reforma administrativa que não lhes trouxe qualquer benefício; pelo contrário, retirou-lhes autonomia”, pode ler-se no documento que o “Linhas” teve acesso.

Recorde-se que Terrugem e Vila Boim deram lugar a uma União de Freguesias que juntou, administrativamente, as duas populações numa só, enquanto o mesmo aconteceu com Barbacena e Vila Fernando.

Anabela Cartas e José Rondão Almeida referem, na moção, que “essas alterações impostas pelo então governo PSD-CDS, liderado por Passos Coelho e Paulo Portas, não corresponderam à vontade das populações nem respeitaram a sua identidade e sensibilidade territorial”.

Os dois autarcas lembram que deu entrada na Assembleia da República a Proposta de Lei nº 68/XIV que visa rever o processo e retificar incorreções da reforma administrativa de 2013, onde as referidas Uniões de Freguesia do concelho de Elvas “cumprem os requisitos constantes da actual proposta de Lei para a desagregação”.

“As freguesias rurais apresentam carências a nível de recursos humanos para a apresentação da “proposta de criação de freguesia”, diz ainda o documento assinado pelo Movimento Cívico por Elvas.

Nele salienta-se ainda que “o actual modelo de agregação de freguesias decorreu de forma apressada, poucos meses antes das eleições autárquicas 2013, e por isso não podemos cair no mesmo erro. É necessário que a Câmara, face à urgência do calendário eleitoral, se torne num agente pró-ativo e dinâmico, com capacidade de antevisão e antecipação do problema no processo de mudança”.

O movimento independente, do qual fazem parte Anabela Cartas e Rondão Almeida, pretendem que o município de Elvas “delibere aprovar e remeter à Assembleia Municipal para que se pronuncie sobre o tema e, posteriormente dar conhecimento e encaminhar para a União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim e à União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando da intenção de proceder às respetivas desagregações, dando também conhecimento a todos os representantes dos diversos grupos parlamentares”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…