Apesar de as empresas portuguesas terem sido forçadas a investir no meio digital, atualmente começam a entender os benefícios deste meio no aumento das suas vendas, diminuição dos custos e muito mais.
Um dos maiores benefícios obtidos pelas empresas é a aproximação ao consumidor. Para que essa aproximação fosse possível, as empresas tiveram de usar tanto as tecnologias mais antigas e conhecidas, como as mais recentes.
Como é que a tecnologia melhora a relação empresa-consumidor?
1. Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma das tecnologias mais recentes e que tem oferecido excelentes resultados às empresas. Esta tecnologia une o ambiente físico e o ambiente online, ajudando o consumidor a tomar decisões quanto à compra de produtos, mesmo não os tendo fisicamente.
Um excelente exemplo do uso desta tecnologia é a possibilidade de experimentar mobília em casa. Pode experimentar uma cama no quarto ou um sofá na sala, sem que tenha de sair de casa ou tenha os produtos físicos. Também é possível experimentar diferentes cores.
Claro que esta tecnologia veio melhorar a experiência dos consumidores, deixando-os mais próximos às marcas. Escusado será dizer que também é uma forma de diminuir as devoluções de produtos.
2. Partilha de produtos e preços no online
Hoje em dia, o consumidor pode saber quais os produtos que se encontram disponíveis nas lojas e quais os preços dos mesmos. Aliás, já é possível saber quais os produtos que se encontram em promoção, sem sair de casa! Isso tudo com o acesso a folhetos online.
Muitas empresas portuguesas já apostaram no uso de folhetos online, pois permitem ao consumidor ter acesso aos folhetos sem sair de casa. O LIDL é um desses exemplos, mas muitos outros supermercados aderiram à iniciativa, como o Continente ou o Pingo Doce.
Caso o consumidor aceda à página do LIDL Folheto1, encontrará todas as promoções disponíveis no supermercado. Na página tem um folheto da semana – que renova todas as semanas –, um folheto especial jardim que entra em vigor a partir do dia 8 de abril, entre outros.
E não são só os supermercados! Lojas de diferentes ramos começaram a investir na partilha de folhetos online, facilitando a vida dos consumidores. Portanto, se ainda não é um hábito da sua empresa, invista em folhetos online.
3. Redes sociais para um contacto diário
A grande vantagem das redes sociais é permitir um contacto diário com os consumidores, sem que seja demasiado invasivo para os mesmos. Com as redes sociais, as empresas podem partilhar descontos, novos produtos, novidades e muito mais.
Além disso, devido à facilidade que os consumidores têm em deixar comentários, as empresas podem avaliar a opinião acerca desses lançamentos e descontos sem grandes esforços.
4. Melhor apoio ao cliente
O online permite uma maior personalização do atendimento ao cliente, já que, através de tecnologias próprias, os consumidores são filtrados para que sejam atendidos pelo departamento correto, sem perda de tempo.
Isso significa que se estiver com dúvidas sobre como fazer um pagamento seguro2, será direcionado para um departamento. Por outro lado, se quiser mais informações sobre determinado produto, será direcionado para outro departamento.
Uma boa experiência de apoio ao cliente resulta numa melhor relação com os consumidores, portanto, se a sua empresa ainda não investiu em formas de personalização de atendimento, está na altura de o fazer.
Que outros benefícios pode a empresa obter usando a tecnologia?
Melhorar a relação com o consumidor é um dos benefícios mais importantes, mas existem muitos outros que podem ser obtidos e que as empresas vão agradecer a longo prazo. Destacam-se, principalmente:
– Redução dos custos, principalmente se a empresa digitalizar os processos;
– Melhoria da comunicação interna, tanto no trabalho remoto, como no trabalho tradicional;
– Permite uma análise mais próxima dos consumidores e da sua opinião3 e dos processos da empresa, sendo que os dados obtidos podem ajudar na tomada de decisão;
E não fica por aí! Com uma pesquisa rápida pode encontrar dezenas de benefícios associados à tecnologia e que podem fazer toda a diferença no seu negócio.
E a sua empresa, já usa a tecnologia para levar o negócio para um novo nível?
Fontes:
1 – Promoções exclusivas no LIDL Folheto
2 – Conteúdo com dicas para fazer pagamentos seguros do Ekonomista
3 – Notícia sobre aumento das reclamações no Diário de Notícias
Foto: https://cdn.pixabay.com/photo/2018/07/26/09/56/ecommerce-3563183_960_720.jpg