Diogo Lavado Mateus obteve uma Menção Honrosa no Prémio REN 2023, a qual foi atribuída à tese de mestrado “Detection of Power Line Supporting Towers Via Interpretable Semantic Segmentation of 3D Point Clouds”, que procurou encontrar soluções para automatizar as inspecções à rede eléctrica.

O jovem, filho de Joaquim Lavado e Marina Mateus, terminou o mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo que o trabalho que apresentou defende a utilização de drones para “tirar uma representação 3D da área onde estão as redes de transmissão e, posteriormente, os inspectores conseguem inspeccionar esta nuvem de pontos 3D através do computador”, permitindo que “as inspecções sejam feitas de uma forma muito mais rápida”.

“O meu modelo inspecciona as nuvens de pontos 3D e retira as coordenadas onde as torres que suportam a rede de transmissão estão localizadas”, explicou Diogo Lavado Mateus num vídeo publicado pelo semanário “Expresso”.

O Prémio REN foi criado em 1995 e é um dos mais antigos prémios científicos em Portugal. Este galardão é atribuído todos os anos às melhores teses de mestrado em energia desenvolvidas em universidades portuguesas e, a cada dois anos, distingue também a melhor tese de doutoramento.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comissão de Acompanhamento dos Contratos de Concessão de Distribuição de Eletricidade em Baixa Tensão constituída após reunião na CIMAA

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu nesta quinta-fei…