O cartaz da 3.ª edição do Festival e Campeonato do Puro-Sangue Lusitano vai decorrer, em Badajoz, no âmbito da 15.ª edição da Ecuextre, a Feira do Cavalo e do Touro, que decorre entre os dias 6 e 9 de Junho.

O evento foi apresentado no passado dia 20 de Março, na presença da vereadora com o pelouro da IFEBA, Sol Giralt.

A terceira edição do certame dedicado ao Puro Sangue Lusitano vai reunir mais de 100 exemplares entre doma e morfologia, provenientes de toda a Espanha e também de Portugal.

Neste sentido, José Gayan, presidente da AEPSL, quis destacar a importância deste concurso no calendário de todos os criadores do sector.

Além disso, como grande novidade deste ano, será realizado um tributo a um cavalo referência, como é o cavalo nazarí, que se retirou da actividade Ecuextre no ano passado, propriedade do rejoneador Diego Ventura. Outras das homenagens previstas são a Claudio Castilla, como cavaleiro olímpico referência do cavalo lusitano, e ao criador da associação Emiliano Martín, que será homenageado pela sua trajectória profissional.

A vereadora Sol Giralt, do Ayuntamiento de Badajoz, enfatizou o carácter hispano-luso da feira, que, nesta edição, vai mais além graças à realização do campeonato, que acolherá, como já foi mencionado, cavalos de Espanha e Portugal.

Quanto às categorias do concurso, doma e morfologia, ambas serão dirigidas por juízes internacionais de prestígio. Para a competição morfológica, contará com o português Tiago Gomes, enquanto, na doma clássica, estará Teresa Fontán.

Os concursos de avaliação terão lugar na quinta-feira, 6 de Junho, enquanto os certames de doma e morfologia decorrerão entre os dias 6, 7 e 8 de Junho.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Basquetebolistas do CEN conquistam vitória em Beja

Os atletas da secção de basquetebol sub-12 do Clube Elvense de Natação venceram, este domi…