A Concelhia de Elvas do Partido Socialista congratulou “os eleitos do PS” na União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim pela desagregação de freguesias.

Em comunicado, que transcrevemos na íntegra, a estrutura local do partido refere que se alcançou um “objectivo tão ambicionado e tão importante para a população da Terrugem e de Vila Boim”.

“O XIX Governo Constitucional (2011-2015), liderado pelo PSD e CDS/PP, conduziu um processo de agregação de freguesias que, no concelho de Elvas, levou à agregação de 8 freguesias, tanto no perímetro urbano, como no meio rural.

Posteriormente, durante a legislatura do Partido Socialista e de António Costa, foi aprovada a Lei n.º 39/2021, de 24 de junho, que revogou a Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro.

Esta lei entrou em vigor a 21 de dezembro de 2021 e permitiu que a agregação de freguesias, ocorrida em 2013, pudesse “ser transitoriamente corrigida, se fundamentada em erro manifesto e excecional que cause prejuízo às populações”, e desde que cumpridos determinados critérios, como: a prestação de serviços à população; a eficácia e a eficiência de gestão pública; a história e a identidade cultural; e a vontade política da população, manifestada pelos respetivos órgãos representativos.

Ainda em junho de 2021, em reunião de Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, foi apresentado um documento por parte do então executivo do Partido Socialista, com vista à instrução do processo de desagregação dessa União de Freguesias, tendo sido votado favoravelmente.

Após a mudança do executivo camarário e de freguesia, em outubro de 2021, os eleitos pelo Partido Socialista, na União das Freguesias de Terrugem e Vila Boim, solicitaram uma reunião de Assembleia de Freguesia. Nesta reunião, solicitaram à Câmara Municipal de Elvas que continuasse a ser dada a devida importância a este processo de desagregação, ecoando a vontade da população, e que toda a tramitação burocrática fosse o mais célere possível.

Finalmente, a 17 de dezembro de 2024, a Comissão do Poder Local e Coesão Territorial ratificou a desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.

A Comissão Política Concelhia do PS Elvas congratula os eleitos do PS Elvas nesta União de Freguesias por se ter alcançado este objetivo tão ambicionado e tão importante para a população da Terrugem e de Vila Boim.

Para o PS Elvas, a vontade e as necessidades dos elvenses estarão sempre acima de qualquer interesse. Só assim poderemos verdadeiramente Avançar Elvas”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

ELVAS: Expo São Mateus arranca amanhã

Sara Correia, Para Sempre Marco, Quim Barreiros, Abraham Mateo, Slow J e D.A.M.A. são os c…