O pedido de parecer à Câmara de Elvas sobre a desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal, que reuniu em sessão extraordinária na tarde de sexta-feira, dia 2 de Dezembro, nos Paços do Concelho.

Recorde-se que desde o final do ano passado que as freguesias podiam iniciar o processo de reversão das agregações da reforma administrativa de 2012/2013, com a entrada em vigor do regime transitório previsto na nova lei-quadro de criação, modificação e extinção destas autarquias.

No caso do concelho de Elvas, apenas Terrugem e Vila Boim reuniam os pressupostos para avançar. O mesmo não aconteceu em relação à União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, uma vez que esta última localidade não possuía o número mínimo de eleitores exigido.

Bancada do PS “ciente de que será feita justiça”

A bancada do Partido Socialista (PS) da Assembleia Municipal de Elvas referiu, em comunicado, que votou favoravelmente este pedido de parecer, “ciente de que será feita justiça à vontade das populações de Terrugem e Vila Boim para que se possa corrigir um manifesto erro legislativo que, em 2013, determinou a extinção daquelas unidades territoriais e a sua substituição pela União de Freguesias”.

“Um erro legislativo levado a efeito sob os auspícios da Troika e que o Governo do PSD/CDS impôs, através da agregação das freguesias pela Lei nº 22/2012, de 30 de Maio, e pela Lei nº 11-A/2013, de 28 de Janeiro. Um erro legislativo que, em boa hora, o Governo do Partido Socialista, honrando o seu compromisso eleitoral, aprovou a Lei nº 39/2021, de 24 de Junho, cujo artigo 25º permite um procedimento especial, simplificado e transitório, que possibilita a reversão de uma decisão contra a vontade das populações, como foi o caso das freguesias de Terrugem e de Vila Boim”, argumentaram os socialistas.

A bancada do PS aproveitou ainda para “saudar a vontade e a determinação das populações de Terrugem e Vila Boim, as quais sempre contaram com o apoio do Partido Socialista, nomeadamente do órgão deliberativo do Município, à altura gerido pelo PS, que afirmou rejeitar a extinção, agregação ou fusão das freguesias em causa”.

Notícia actualizada às 20,18h

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Do terraço da Terrugem para os palcos nacionais: A viagem dos “Moura Encantada”

O grupo “Moura Encantada”, formado por elementos de Elvas, Terrugem e Arronches, aproxima-…