O executivo da Câmara de Elvas aprovou, por unanimidade, uma proposta em que exige ao Governo a desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, divulgou hoje o município.
Em comunicado, a Câmara de Elvas explicou que a proposta para que Terrugem e Vila Boim possam voltar a ser freguesias separadas foi aprovada na mais recente reunião camarária, realizada esta quarta-feira.
Segundo o município, o documento refere que “estão cumpridas todas as imposições colocadas às freguesias para a sua desagregação”, as quais foram “entregues em dezembro de 2022”, mas, “até ao momento, o processo encontra-se em análise”.
A proposta, que foi enviada à Presidência da República, ao presidente da Assembleia da República, assim como a todos os grupos parlamentares, argumenta ainda que a população, desde o início deste processo, “sempre esteve contra esta agregação”, assim como os eleitos locais.
“Não se entende, por parte de quem tem poder de decisão, a demora neste procedimento”, criticou o executivo camarário.

Ainda para mais, “tendo em atenção que 2025 é ano de eleições, o que ainda irá levar a mais demoras neste processo”, a autarquia vincou não compreender “que não exista uma decisão célere” sobre este assunto.
Em dezembro de 2022, o executivo da Câmara de Elvas deu parecer favorável, por unanimidade, à desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, revelou na altura à Lusa o presidente do município, José Rondão Almeida.
“Todas as forças políticas estavam a remar para o mesmo lado, uma vez que não fazia sentido, neste momento, a Terrugem e Vila Boim estarem juntas”, frisou.,
Trata-se de “aldeias que têm a sua identidade própria, a sua cultura instalada, uma delas até já teve o estatuto de sede de concelho, que é o caso de Vila Boim”, realçou o autarca, eleito pelo Movimento Cívico Por Elvas (MCPE), salientando que o parecer tinha também os votos favoráveis dos eleitos do PS e do PSD/CDS-PP.
O autarca explicou então que o documento que propôs aquela desagregação foi preparado pelos eleitos da própria união de freguesias, cujo executivo é composto por dois eleitos do MCPE e um do PS.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Final de semana com céu pouco nublado ou limpo

Céu pouco nublado ou limpo no Sul. Vento mais intenso nas terras altas. …